FERRAMENTAS PARA CRIAR INFOGRAFIAS

Por JC em Ago 25, 2016

Se “uma imagem vale mais que mil palavras”, imagine-se o valor uma imagem animada. Em tempos de audiências líquidas, saber transmitir mensagens através de infografias é uma mais-valia, e são muitas as ferramentas que o permitem fazer sem necessidade de grandes conhecimentos técnicos. Eis algumas sugestões.


REPORTAGENS VISUAIS EM MINUTOS

Por JC em Jul 22, 2016

E agora três ferramentas que ajudam a editar imagens os vídeos com muita simplicidade.


CONTEÚDOS ONLINE

Por JC em Jul 20, 2016

Precisa de ferramentas para criação de conteúdos que permitam ainda a curadoria e medição de audiência? Então aqui ficam 45 propostas de Jeremy Cook.


REPORTAGEM ADAPTADA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS

Por JC em Jul 9, 2016

“Your phone is now a refugee’s phone” é um excelente trabalho da BBC que mostra como é possível fazer uma reportagem original com poucos meios. O trabalho deve ser visto num smartphone.


THE INDEPENDENT ABANDONA O PAPEL

Por JC em Mar 26, 2016

“Este é o momento mais emocionante da história do jornalismo. Novas ferramentas, novos mercados, novos modelos de negócios e novas audiências consumem volumes de informação antes inimagináveis. A tecnologia digital faz com que alcançá-los seja hoje mais fácil do que nunca”. É desta forma que o diretor e proprietário, Evgeny Lebedev, começa o editorial da última edição em papel do The Independent. Tal como noutros casos, a brutal queda nas vendas e o aumento das visitas online ditou o encerramento de mais um jornal em papel, que passa agora a ter apenas versão online para todas as plataformas.


FERRAMENTAS PARA CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS

Por JC em Nov 5, 2015

Produzir conteúdos de qualidade está cada vez menos dependente de conhecimentos informáticos. Todos os dias surgem novas ferramentas na Web que ajudam os criativos a concentrar-se no que é importante: as ideias. O digital Information World compilou “10 ferramentas online que permitem criar conteúdos “Like a Boss“.


ASSINATURAS DIGITAIS CONTINUAM A CRESCER

Por JC em Out 30, 2015

Segundo a APCT (Associação Portuguesa de Controlo de Tiragens), até ao final de agosto as assinaturas digitais da imprensa portuguesa cresceram 67,6 por cento. Nos jornais diários o Público lidera com 12.766 assinaturas, seguido do JN (3.184) e do DN (1.346). Entre os semanários o Expresso é o primeiro com 16.748 assinantes, a Visão tem 3.663 e a Sábado 1.387. São ainda números pouco expressivos, mas a tendência de crescimento é importante num momento em que as vendas em papel continuam em queda.


DN COM NOVO SITE

Por JC em Out 15, 2015

O Diário de Notícias tem um novos site. O diretor, André Macedo, explicou ao Meios & Publicidade que as alterações estão relacionadas com as mudanças no ecossistema mediático: “Muitos de nós ainda temos tinta nas veias, mas a verdade é que há cada vez mais gente com bits no sangue”. O diretor sublinha que o “online first” vai ser uma aposta nesta nova versão com um design que se enquadra na mais recente tendência na imprensa online mundial.


PRÉMIO PERIODISMO GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ 2015

Por JC em Out 4, 2015

Já são conhecidos os vencedores dos prémios de jornalismo Gabriel García Márquez 2015. Tendo participado no júri internacional do prémio inovação, é como enorme prazer que vejo um dos projectos a quem atribuí a nota máxima acabar por ser o vencedor: Chequeado é uma proposta inovadora que procura oferecer informação fiável que favoreça o debate público.
As propostas de qualidade não se resumem ao vencedor. Deixo aqui outros dois exemplos de projetos muito interessantes no setor do online. A reportagem “Periferia Travada” e o trabalho “Cuentos de Viejos


NOVO LIVRO SOBRE DISPOSITIVOS MÓVEIS

Por JC em Jun 30, 2015

Foi lançada mais uma obra sobre jornalismo para dispositivos móveis. O livro junta os melhores trabalhos apresentados no JDM, o encontro bienal que o Labcom.IFP organiza na UBI para debater as novidades nesta área de investigação. O evento terá nova edição em Novembro de 2016. O livro está disponível para download gratuito no site dos Livros Labcom.