O JORNALISMO NO BRASIL EM 2017

Por JC em Jul 1, 2017

Eis um interessante relatório produzido pela Farol Jornalismo para a Abraji, associação brasileira de jornalismo investigativo. Os jornalistas e investigadores brasileiros fizeram uma antevisão do que poderia acontecer nesta área profissional no ano de 2017. Uma ideia que poderia ser replicada em Portugal.


DIGITAL NEWS REPORT 2017

Por JC em Jun 25, 2017

O Reuters Institute acaba de disponibilizar o seu Digital News Report, edição 2017. Sumários executivo e relatórios disponíveis aqui.


ASSINATURAS DIGITAIS CONTINUAM A CRESCER

Por JC em Out 30, 2015

Segundo a APCT (Associação Portuguesa de Controlo de Tiragens), até ao final de agosto as assinaturas digitais da imprensa portuguesa cresceram 67,6 por cento. Nos jornais diários o Público lidera com 12.766 assinaturas, seguido do JN (3.184) e do DN (1.346). Entre os semanários o Expresso é o primeiro com 16.748 assinantes, a Visão tem 3.663 e a Sábado 1.387. São ainda números pouco expressivos, mas a tendência de crescimento é importante num momento em que as vendas em papel continuam em queda.


PRÉMIO PERIODISMO GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ 2015

Por JC em Out 4, 2015

Já são conhecidos os vencedores dos prémios de jornalismo Gabriel García Márquez 2015. Tendo participado no júri internacional do prémio inovação, é como enorme prazer que vejo um dos projectos a quem atribuí a nota máxima acabar por ser o vencedor: Chequeado é uma proposta inovadora que procura oferecer informação fiável que favoreça o debate público.
As propostas de qualidade não se resumem ao vencedor. Deixo aqui outros dois exemplos de projetos muito interessantes no setor do online. A reportagem “Periferia Travada” e o trabalho “Cuentos de Viejos


NOVO LIVRO SOBRE WEBJORNALISMO

Por JC em Dez 6, 2014

Acaba de ser lançada mais uma obra sobre webjornalismo. O livro tem sete capítulos escritos por sete autores de sete diferentes países, cada um dos quais aborda uma das sete caraterísticas do jornalismo na Web: Hipertextualidade (João Canavilhas), Multimedialidade (Ramón Salaverría), Interatividade (Alejandro Rost), Memória (Marcos Palacios)
instantaneidade (Paul Bradshaw), Personalização (Mirko Lorenz) e Ubiquidade (John V. Pavlik).
Download gratuito na editora Livros Labcom, da Universidade da Beira Interior.

livro


DATA + DESIGN

Por JC em Out 11, 2014

Outro livro interessante: chama-se “Data + Design: A simple introduction to preparing and visualizing information” e a consulta online também é gratuita.


THE GREAT TABLET DEBATE

Por JC em Ago 19, 2013

As vendas de dispositivos móveis continuam a crescer: de acordo com a Gartner, em 2013 serão vendidos 1.2 mil milhões de aparelhos deste género.
Embora sejam os smartphones a liderar as vendas, os tablets apresentam já números que rivalizam com as vendas de PCs, prevendo-se que ainda este ano passem mesmo a vender-se mais tablets do que PCs.
Aqui fica uma infografia que pode ajudar os que pensam vir a comprar um tablet nos próximos tempos.

tablet-infografia


TABLET NEWSPAPER: A VISION FOR THE FUTURE

Por JC em Abr 18, 2013

Em 2010, o iPad mudou para sempre o futuro do jornalismo. Mas em 1994 a ideia já era discutida no meio jornalístico.


STATE OF NEWS MEDIA 2013

Por JC em Mar 18, 2013

2013-State-of-the-News-Media-Overview-Infographic1


OS MIL CANAIS YOUTUBE MAIS VISTOS

Por JC em Nov 1, 2012

Algumas estatísticas que poderão mostrar para onde caminha a televisão.

youtube1000

Fonte: OpenSlate