SND 35

Por JC em Mar 29, 2014

O The Guardian recebeu a medalha de ouro dos SND 35 na categoria de reportagem multimédia. Em NSA FILES: DECODED, o The Guardian segue o modelo de webreportagem vertical iniciado pelo NYT.
Na mesma categoria, o The Guardian recebeu ainda uma medalha de prata com o trabalho Firestorm: the story of the bushfire at Dunalley.


WEBREPORTAGEM NO NYT

Por JC em Jan 1, 2014

A webreportagem multimédia não é novidade. A GEO, só para citar um exemplo, tem um vasto trabalho nesta área. Mas o formato ganhou um novo impulso em 2013, tudo graças ao New York Times (NYT). Os trabalhos publicados estão reunidos neste link e mostram algumas das possibilidades da Web.
Por vezes não interessa o que se faz, mas sim quem o faz. Os trabalhos do NYT têm uma qualidade assinalável, mas o mais importante é o facto deste jornal dedicar atenção ao formato, pois certamente outros lhe seguirão o exemplo.


INFOGRAFIA URBI: RECEPÇÃO 2011

Por JC em Nov 16, 2011

Conteúdos produzidos pelos alunos de Atelier (2º ciclo em jornalismo) e Webjornalismo (1º ciclo em Ciências da Comunicação), com o apoio do Labcom no design e na programação.


POTECIALIDADES DA WEB

Por JC em Abr 14, 2010

Este trabalho sobre o Black Saturday, na Austrália, é um excelente exemplo do que é possível fazer na Web.

abc

Oferece várias formas de navegar, integração de mapas, conteúdos de cidadãos, possibilidade de contactar intervenientes, enfim, todo um manancial de possibilidades que liberta o leitor para uma visualização pessoal.


PRODUÇÃO MULTIMÉDIA: ALGUMAS DICAS

Por JC em Fev 18, 2010

Eis um conjunto de sugestões de Colin Mulvany para quem se dedica à produção multimédia.

How to make your audio slideshows better

Great audio starts in the field

How best to approach a video story

Sequencing: The foundation of video storytelling

How to make your video editing easier

Get creative with your video camera

Opening your video: How not to lose viewers

Random Final Cut tip: Lower thirds titles

What we can learn from TV new shooters


A MÚSICA NO MULTIMÉDIA

Por JC em Dez 2, 2009

Dez conselhos destinados aos que trabalham no campo do multimédia e têm dúvidas em relação à integração da música nos seus projectos. Conselhos de Eric Maierson, da MediaStorm.


NYT: INNOVATION PORTFOLIO

Por JC em Nov 4, 2009

O New York Times continua a trilhar novos caminhos. Esta é mais uma das muitas narrativas possíveis no novo meio, mas também uma boa forma de manter os leitores no site durante mais tempo.


REPORTAGEM MULTIMÉDIA

Por JC em Nov 4, 2009

Para os que ainda têm dúvidas, eis dez bons exemplos do tipo de trabalho que é possível fazer na Internet.
Destaco especialmente o terceiro, do El Pais: Cali, la ciudad que no duerme

Dica de Webmanário


RENASCENÇA COM NOVO SITE

Por JC em Jun 16, 2009

O novo site Rádio Renascença é um bom exemplo do que devem fazer as rádios na era digital: apostar no multimédia.
Há uma tentativa de integração de sons no texto, mas não da melhor forma. Os sons, tal como as fotos e os vídeos, devem ser linkados a partir de palavras do texto, abrindo numa janela como a utilizada na galeria de fotos do site. Apesar de tudo, a caixa multimédia situada no lado direito da notícia é uma evolução interessante, pois é a primeira vez que um site informativo estabelece uma ligação entre a oferta multimédia e a notícia.
Concordo com o Luís Santos quando diz que é preciso melhorar a ligação dos textos com as redes sociais. Sugiro a integração do Twingly, uma ferramenta interessantíssima na construção de pontes entre a blogosfera e a mediasfera. Ainda em matéria de sugestões, penso que vale a pena melhorar a versão mobile.
Em suma, um bom trabalho a precisar apenas de pequenos acertos.


HOW BEST TO APPROACH A VIDEO STORY

Por JC em Mai 28, 2009

Aqui ficam alguns links e conselhos do Colin Mulvany para quem pretenda entrar no campo da produção vídeo. Tratando-se de trabalhos para a web é preciso lembrar que a escolha dos planos deve ter em conta a dimensão da janela de exibição do produto final e, já agora, recordar que a interactividade pode ser um valioso auxiliar na forma de contar a história.