NOVOS FORMATOS NA WEB

Por JC em Dez 3, 2017

Tristan Ferne, da BBC, fez um interessante levantamento das tendências no campo dos formatos web.
vale a pena ler este trabalho na Medium, mas há muito mais para ler.

mapa-de-generos


MALOFIEJ 22

Por JC em Mar 29, 2014

O NYT continua a marcar a vanguarda no webjornalismo e a ganhar prémios com os seus produtos.
Nos Malofiej22 (infografia), medalhas de ouro em várias categorias com “Reshaping New York“, para Housing’s Rise and Fall in 20 Cities, para Front Row to Fashion Week.


WEBREPORTAGEM NO NYT

Por JC em Jan 1, 2014

A webreportagem multimédia não é novidade. A GEO, só para citar um exemplo, tem um vasto trabalho nesta área. Mas o formato ganhou um novo impulso em 2013, tudo graças ao New York Times (NYT). Os trabalhos publicados estão reunidos neste link e mostram algumas das possibilidades da Web.
Por vezes não interessa o que se faz, mas sim quem o faz. Os trabalhos do NYT têm uma qualidade assinalável, mas o mais importante é o facto deste jornal dedicar atenção ao formato, pois certamente outros lhe seguirão o exemplo.


NEW YORK TIMES DÁ UM IMPULSO AO WEBJORNALISMO

Por JC em Dez 22, 2012

O jornal New York Times publicou uma reportagem online multimédia – Snow Fall – The Avalanche at Tunnel Creek – que integra texto, fotos, vídeo e animações. O jornalista do DN que noticiou a publicação da reportagem classificou o trabalho como “surpreendente”. Os leitores do NYT também gostaram do trabalho: o comentário de Charlie Zender exemplifica bem o tom geral: “The mixture of first and third person, interviews and simulations, visual and audio, was fantastic. Now I feel like I witnessed the birth of a new form of journalism.”
A propósito do assunto, o “the Atlantic Wire” publicou um artigo intitulado “What the New York Times’s ‘Snow Fall’ Means to Online Journalism’s Future” onde se procura perceber o significado deste trabalho.
Obviamente significa muito. Não pela inovação, pois já existem muitos exemplos de reportagens multimédia noutras publicações, mas porque se trata de um jornal de referência a publicar algo que a investigação em Jornalismo defende há uma década.
A identificação de modelos económicos que viabilizem o webjornalismo passa pela exploração das suas características únicas, com destaque para as três principais: hipertextualidade, multimedialidade e interactividade. O contributo do NYT é importante porque acabará por servir de modelo para outras publicações, iniciando um processo de diferenciação e autonomização do webjornalismo. Pelo menos essa é a minha esperança!


POTECIALIDADES DA WEB

Por JC em Abr 14, 2010

Este trabalho sobre o Black Saturday, na Austrália, é um excelente exemplo do que é possível fazer na Web.

abc

Oferece várias formas de navegar, integração de mapas, conteúdos de cidadãos, possibilidade de contactar intervenientes, enfim, todo um manancial de possibilidades que liberta o leitor para uma visualização pessoal.


SERIOUS GAMES

Por JC em Dez 8, 2009

Entre os novos géneros jornalísticos mais interessantes, os Serious Games destacam-se pela eficácia com que transmitem as mensagens. Esta fórmula de infotainment, com enorme sucesso noutros países, ainda não chegou a Portugal. O Gothan Gazette tem um excelente arquivo com este tipo de jogos.


Editado em Géneros, WebjornalismoComentários fechados em SERIOUS GAMES

REPORTAGEM MULTIMÉDIA

Por JC em Nov 4, 2009

Para os que ainda têm dúvidas, eis dez bons exemplos do tipo de trabalho que é possível fazer na Internet.
Destaco especialmente o terceiro, do El Pais: Cali, la ciudad que no duerme

Dica de Webmanário


A BELEZA DA INFORMAÇÃO GRÁFICA

Por JC em Set 13, 2009

Regresso à actividade com a sugestão de um site absolutamente imprescindível para quem gosta de informação gráfica: Information is Beautiful.
O gráfico que se segue é um exemplo do que se pode encontrar neste blogue.
twitteremimagens


WEBREPORTAGEM

Por JC em Dez 22, 2007

Eis um exemplo de uma reportagem produzida para a web. Neste caso o elemento base é o vídeo, mas este é apenas uma entre as muitas possibilidades.