GUERRA AO CLICKBAIT

Por JC em Set 14, 2019

A Google alterou algoritmo para dar prioridade aos trabalhos jornalísticos de profundidade. Mais um passo no sentido certo. Mais info em: https://www.ft.com/con…/e27ca6c6-d57c-11e9-a0bd-ab8ec6435630


24 ANOS DE JN ONLINE

Por JC em Jul 26, 2019

O JN Online, primeira versão online de um jornal Português, faz hoje 24 anos. No próximo ano haverá certamente celebração das Bodas de Prata.

jn


NÓNIO ENTRA NUMA NOVA FASE

Por JC em Jan 27, 2019

O Nónio junta cerca de 70 órgãos de comunicação social portugueses no mesmo espaço online. Os utilizadores registados podem aceder a conteúdos gratuitos num ambiente em que a publicidade direcionada será a grande fonte de receitas.


NOVOS FORMATOS NA WEB

Por JC em Dez 3, 2017

Tristan Ferne, da BBC, fez um interessante levantamento das tendências no campo dos formatos web.
vale a pena ler este trabalho na Medium, mas há muito mais para ler.

mapa-de-generos


O JORNALISMO NO BRASIL EM 2017

Por JC em Jul 1, 2017

Eis um interessante relatório produzido pela Farol Jornalismo para a Abraji, associação brasileira de jornalismo investigativo. Os jornalistas e investigadores brasileiros fizeram uma antevisão do que poderia acontecer nesta área profissional no ano de 2017. Uma ideia que poderia ser replicada em Portugal.


DIGITAL NEWS REPORT 2017

Por JC em Jun 25, 2017

O Reuters Institute acaba de disponibilizar o seu Digital News Report, edição 2017. Sumários executivo e relatórios disponíveis aqui.


THE INDEPENDENT ABANDONA O PAPEL

Por JC em Mar 26, 2016

“Este é o momento mais emocionante da história do jornalismo. Novas ferramentas, novos mercados, novos modelos de negócios e novas audiências consumem volumes de informação antes inimagináveis. A tecnologia digital faz com que alcançá-los seja hoje mais fácil do que nunca”. É desta forma que o diretor e proprietário, Evgeny Lebedev, começa o editorial da última edição em papel do The Independent. Tal como noutros casos, a brutal queda nas vendas e o aumento das visitas online ditou o encerramento de mais um jornal em papel, que passa agora a ter apenas versão online para todas as plataformas.


ASSINATURAS DIGITAIS CONTINUAM A CRESCER

Por JC em Out 30, 2015

Segundo a APCT (Associação Portuguesa de Controlo de Tiragens), até ao final de agosto as assinaturas digitais da imprensa portuguesa cresceram 67,6 por cento. Nos jornais diários o Público lidera com 12.766 assinaturas, seguido do JN (3.184) e do DN (1.346). Entre os semanários o Expresso é o primeiro com 16.748 assinantes, a Visão tem 3.663 e a Sábado 1.387. São ainda números pouco expressivos, mas a tendência de crescimento é importante num momento em que as vendas em papel continuam em queda.


DN COM NOVO SITE

Por JC em Out 15, 2015

O Diário de Notícias tem um novos site. O diretor, André Macedo, explicou ao Meios & Publicidade que as alterações estão relacionadas com as mudanças no ecossistema mediático: “Muitos de nós ainda temos tinta nas veias, mas a verdade é que há cada vez mais gente com bits no sangue”. O diretor sublinha que o “online first” vai ser uma aposta nesta nova versão com um design que se enquadra na mais recente tendência na imprensa online mundial.


PRÉMIO PERIODISMO GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ 2015

Por JC em Out 4, 2015

Já são conhecidos os vencedores dos prémios de jornalismo Gabriel García Márquez 2015. Tendo participado no júri internacional do prémio inovação, é como enorme prazer que vejo um dos projectos a quem atribuí a nota máxima acabar por ser o vencedor: Chequeado é uma proposta inovadora que procura oferecer informação fiável que favoreça o debate público.
As propostas de qualidade não se resumem ao vencedor. Deixo aqui outros dois exemplos de projetos muito interessantes no setor do online. A reportagem “Periferia Travada” e o trabalho “Cuentos de Viejos