IV FORO INTERNACIONAL DE PERIODISMO DIGITAL

Por JC em Jun 13, 2011

Decorre nos próximos dias 15 e 16 de Junho a quarta edição do Foro Internacional de Periodismo Digital, um evento organizado pela universidade argentina de Rosário.
Esta edição conta com a participação de Carlos Serrano, Alejandro Rost, Gonzalo Frasca, Roberto Igarza, Christian Espinoza, Juan Carlos Camus y Mario Tascon.
O evento é transmitido em streaming e twitter. Mais indicações na página do evento.


FORMAÇÃO SUPERIOR DE JORNALISTAS

Por JC em Mar 29, 2010

A propósito do Congresso sobre Rádio, e num resumo do que foi dito na mesa “A convergência multimédia como um desafio técnico e humano”, Luís Bonixe escreve o seguinte: “o jornalista multifunções não existe. Em determinados momentos e perante determinados acontecimentos jornalísticos, é normal que um jornalista recolha sons, imagens (vídeo e fotografia), escreva no blogue e actualize o twitter. Mas essas serão as excepções”.
Não é a primeira vez que ouço este tipo de afirmações, mas continuo a dizer que discordo desta visão. Lembra-me o tempo em que o uso do computador pelos jornalistas também era uma excepção, em que pesquisar na Internet era igualmente singular ou quando tirar fotografias era coisa exclusiva de fotojornalista.
Como tenho vindo a dizer, o jornalista do futuro é multimédia, multitarefa e multiplataforma, pelo que as escolas de jornalismo devem criar um ambiente de formação que permita aos seus estudantes uma plena integração no novo ecossistema mediático. Para isso é necessário aproximar a investigação do ensino, testar novos modelos de comunicação e incentivar os alunos a participarem em projectos extracurriculares.
Foi este o caminho que escolhemos para os alunos de Jornalismo da UBI. Se, como dizem, o “jornalista multifunções” é uma excepção, então os nossos alunos são excepcionais. E ainda bem.


XI CONGRESO DE PERIODISMO DIGITAL DE HUESCA

Por JC em Mar 18, 2010

Embora com alguns dias de atraso, aqui ficam as conclusões daquele que é o mais importante congresso de webjornalismo da Península Ibérica.

1. O jornalismo atravessa um período de grandes transformações, e embora o futuro seja incerto, não há razão para temer o pior. O suporte não deve mudar a essência do jornalismo, que deve continuar a sair à rua, ao contacto com os cidadãos, oferecendo informação contextualizada.

2. É necessário procurar novas narrativas que surpreendam o receptor. Para isso é necessário personalizar a informação e explorar o potencial multimédia do meio.

3. Não há receitas universais para a convergência nas redacções, mas é importante que ela se faça no espaço e nas mentalidades.

4. O jornalista deve trabalhar respeitando os códigos deontológicos, recusando a banalização da informação

5. A Internet abriu um mundo de possibilidades aos ilustradores e artistas gráficos e as publicações devem aproveitar este “jornalismo de imagem” que combina criatividade artística, observação e comunicação.

6. A informação de cariz económico está sujeita a muitas pressões: e preciso resistir.

7. As redes sociais e a possibilidade de interagir com os leitores estão a gerar um fluxo informativo bidireccional. O jornalista pode beneficiar com a crítica construtiva, mas também está mais sujeito a insultos e reacções radicais.

8. O aparecimento dos e-readers está a atrair mais consumidores para a leitura digital. Os media têm nestas plataformas uma boa oportunidade para aumentarem a audiência.

9. A ausência de modelos de negócio estáveis para a imprensa digital está a afectar o sector. As empresas ainda investem pouco nas edições online e nas novidades tecnológicas que vão surgindo, o que provoca um afastamento entre as expectativas do mercado e a oferta dos meios.


JORNALISMO E REDES MÓVEIS

Por JC em Jul 23, 2009

Já está online a página do 1º Encontro da Montanha, uma iniciativa que tem como objectivo primordial juntar académicos e profissionais de várias áreas. Nesta primeira edição discute-se um tema que se enquadra num dos mais recentes projectos de investigação do Labcom: N4PD News for Portable Devices.


CONGRESSOS JORNALISMO NA WEB

Por JC em Jun 3, 2009

Ainda estão a tempo de enviar propostas para dois congressos que se realizam em Novembro de 2009.
IV Congreso Internacional de Periodismo en la Red
Madrid, 18 e 19 de Novembro. data Limite: 5 de Junho
I Congreso Internacional de Ciberperiodismo y Web 2.0
Bilbau, 11 a 13 de Novembro de 2009. Data limite:15 de Julho


VALEU A PENA

Por JC em Dez 13, 2008

Terminou o 1º Congresso Internacional de Ciberjornalismo e o balanço é claramente positivo. Há pequenos problemas para resolver, o mais importante dos quais relacionado com o número de trabalhos apresentados: seriam necessários três dias para discutir convenientemente toda a investigação apresentada. Em futuras edições devem ser aceites menos trabalhos para que o público possa colocar mais questões.
Mais informação no blogue do congresso.


ECREA2008

Por JC em Nov 25, 2008

Começa amanhã a 2nd European Communication Conference. O espaço onde vai decorrer a conferência tem excelentes condições e a espreitadela que dei ao enorme livro de abstracts deixa antever um evento de grande qualidade.


FORMAÇÃO DE JORNALISTAS

Por JC em Jul 5, 2008

A formação de jornalistas volta a estar em destaque na Universidade do Minho. No dia 26 de Setembro, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) organiza o seminário “Jornalismo: mudanças na profissão, mudanças na formação”.


CONGRESSO DE CIBERJORNALISMO

Por JC em Jun 17, 2008

O Observatório de Ciberjornalismo lançou o concurso Prémios de Ciberjornalismo 2008.
As categorias a concurso são Excelência Geral em Ciberjornalismo, “Breaking News, Reportagem Multimédia, Videojornalismo Online, Infografia Digital e Ciberjornalismo Académico.
O regulamento já está disponível e os vencedores serão anunciados no Congresso de Jornalismo que a Universidade do Porto organiza em Novembro.


ONLINE JOURNALISM SYMPOSIUM

Por JC em Abr 14, 2008

Já estão disponíveis os papers apresentados na edição 2008 do simpósio organizado pela Universidade do Texas.
No dia seguinte decorreu o 1º Colóquio Ibero-americano de Jornalismo Digital e o Centro Knight da U. Texas também já disponibilizou as apresentações efectuadas pelos participantes.