NÓNIO ENTRA NUMA NOVA FASE

Por JC em Jan 27, 2019

O Nónio junta cerca de 70 órgãos de comunicação social portugueses no mesmo espaço online. Os utilizadores registados podem aceder a conteúdos gratuitos num ambiente em que a publicidade direcionada será a grande fonte de receitas.


REPORTAGEM ADAPTADA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS

Por JC em Jul 9, 2016

“Your phone is now a refugee’s phone” é um excelente trabalho da BBC que mostra como é possível fazer uma reportagem original com poucos meios. O trabalho deve ser visto num smartphone.


STATE OF NEWS MEDIA 2015

Por JC em Mai 1, 2015

O PEW acaba de lançar o seu relatório anual sobre o panorama jornalístico norte-americano. Continuam a acentuar-se as tendências dos últimos anos: online em crescimento, com particular destaque na informação para dispositivos móveis. O crescimento verifica-se nas audiências e nas receitas.


EVOLUÇÃO DO iPHONE

Por JC em Nov 12, 2013

iphone


O FIM DOS JORNAIS

Por JC em Ago 22, 2013

A Future Exploration prevê para 2017 o final da relevância da imprensa em papel nos Estados Unidos. As previsões foram realizadas para todo o mundo e Portugal aparece no grupo dos países onde os jornais em papel deixarão de ter importância em 2028.

fimdosjornais

O documento também aponta as causas para este desaparecimento, dividido-as em globais e nacionais. Entre as globais destaco a emergência dos dispositivos móveis e as dificuldades na identificação de modelos económicos. Mas o gráfico merece uma leitura atenta, por isso aqui fica o link.


JORNALISMO E MOBILIDADE

Por JC em Mai 23, 2012

Nos últimos dois anos temos insistido na crescente importância dos dispositivos móveis no novo ecossistema mediático.
Graças à sua portabilidade, multimedialidade e ubiquidade, estes dispositivos abrem a porta a uma área com grande potencial: a contextualização. Um assunto que abordarei dentro de duas semanas no V Foro Internacional de Periodismo Digital e que voltará a ser tema em destaque no Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivos Móveis organizado pelo Labcom, em Novembro.
A Mashable acaba de publicar uma infografia que mostra números interessantes relacionados com a utilização dos smartphones. A estes dispositivos devemos ainda acrescentar os tablets, outro mercado em grande crescimento.

receitas_telemóveis

A infografia é da HighTable.


AUDIÊNCIA TOTAL

Por JC em Mai 17, 2012

Começam a surgir mecanismos para medir verdadeiramente as audiências no novo ecossistema mediático. Um bom exemplo disso é o Consolidated Media Report (CMR), do Audit Bureau of Circulations (ABC). Eis o exemplo do The Economist com a medição da circulação em papel, online, apps e redes sociais.

Dica: Periodistas21, de Juan Varela.


iPHONE: TOP TRENDS IN 2010

Por JC em Jan 13, 2011

As aplicações para iPhone/iPad de maior sucesso em 2010 permitem antever para onde vai o mercado. Resta esperar que as empresas de comunicação interpretem estas tendências e as apliquem ao jornalismo. Informação geolocalizada, notícias hiperlocais e realidade aumentada aplicada à informação são algumas das possibilidades.


THE INSIDERS GUIDE TO MOBILE

Por JC em Dez 16, 2010

Para comemorar o lançamento do seu 10º livro, Tomi Ahonen e a sua editora decidiram oferecer uma prenda aos leitores: disponibilizar o ebook para download gratuito. Intitula-se “The Insider’s Guide to Mobile” e pode ser descarregado aqui.


MOBILE EM CRESCIMENTO

Por JC em Fev 28, 2010

De acordo com a Garter, em 2009 venderam-se 1.211 mil milhões de telemóveis em todo mundo, registando-se um decréscimo de 0,9 em relação ao ano anterior. Apesar desta ligeira quebra, as vendas de smartphones cresceram 20%, com 172 milhões de aparelhos vendidos. Só no último quadrimestre venderam-se 53.8 milhões de unidades, um crescimento de 41,1% em relação ao período homólogo.
As vendas de aplicações para smartphones também estão a crescer: no campo específico das notícias, o The Guardian anunciou que em apenas dois meses vendeu (isso mesmo, vendeu) 100 mil unidades, o que gerou uma receita de quase 350 mil dólares.
Com os smartphones a posicionarem-se rapidamente como primeira forma de acesso à Internet (fala-se em 2020, mas prevejo que aconteça antes), aqui ficam algumas ferramentas que permitem criar versões “mobile” de qualquer site.