REPORTAGEM ADAPTADA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS

Por JC em Jul 9, 2016

“Your phone is now a refugee’s phone” é um excelente trabalho da BBC que mostra como é possível fazer uma reportagem original com poucos meios. O trabalho deve ser visto num smartphone.


STATE OF NEWS MEDIA 2015

Por JC em Mai 1, 2015

O PEW acaba de lançar o seu relatório anual sobre o panorama jornalístico norte-americano. Continuam a acentuar-se as tendências dos últimos anos: online em crescimento, com particular destaque na informação para dispositivos móveis. O crescimento verifica-se nas audiências e nas receitas.


EVOLUÇÃO DO iPHONE

Por JC em Nov 12, 2013

iphone


O FIM DOS JORNAIS

Por JC em Ago 22, 2013

A Future Exploration prevê para 2017 o final da relevância da imprensa em papel nos Estados Unidos. As previsões foram realizadas para todo o mundo e Portugal aparece no grupo dos países onde os jornais em papel deixarão de ter importância em 2028.

fimdosjornais

O documento também aponta as causas para este desaparecimento, dividido-as em globais e nacionais. Entre as globais destaco a emergência dos dispositivos móveis e as dificuldades na identificação de modelos económicos. Mas o gráfico merece uma leitura atenta, por isso aqui fica o link.


JORNALISMO E MOBILIDADE

Por JC em Mai 23, 2012

Nos últimos dois anos temos insistido na crescente importância dos dispositivos móveis no novo ecossistema mediático.
Graças à sua portabilidade, multimedialidade e ubiquidade, estes dispositivos abrem a porta a uma área com grande potencial: a contextualização. Um assunto que abordarei dentro de duas semanas no V Foro Internacional de Periodismo Digital e que voltará a ser tema em destaque no Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivos Móveis organizado pelo Labcom, em Novembro.
A Mashable acaba de publicar uma infografia que mostra números interessantes relacionados com a utilização dos smartphones. A estes dispositivos devemos ainda acrescentar os tablets, outro mercado em grande crescimento.

receitas_telemóveis

A infografia é da HighTable.


AUDIÊNCIA TOTAL

Por JC em Mai 17, 2012

Começam a surgir mecanismos para medir verdadeiramente as audiências no novo ecossistema mediático. Um bom exemplo disso é o Consolidated Media Report (CMR), do Audit Bureau of Circulations (ABC). Eis o exemplo do The Economist com a medição da circulação em papel, online, apps e redes sociais.

Dica: Periodistas21, de Juan Varela.


iPHONE: TOP TRENDS IN 2010

Por JC em Jan 13, 2011

As aplicações para iPhone/iPad de maior sucesso em 2010 permitem antever para onde vai o mercado. Resta esperar que as empresas de comunicação interpretem estas tendências e as apliquem ao jornalismo. Informação geolocalizada, notícias hiperlocais e realidade aumentada aplicada à informação são algumas das possibilidades.


THE INSIDERS GUIDE TO MOBILE

Por JC em Dez 16, 2010

Para comemorar o lançamento do seu 10º livro, Tomi Ahonen e a sua editora decidiram oferecer uma prenda aos leitores: disponibilizar o ebook para download gratuito. Intitula-se “The Insider’s Guide to Mobile” e pode ser descarregado aqui.


MOBILE EM CRESCIMENTO

Por JC em Fev 28, 2010

De acordo com a Garter, em 2009 venderam-se 1.211 mil milhões de telemóveis em todo mundo, registando-se um decréscimo de 0,9 em relação ao ano anterior. Apesar desta ligeira quebra, as vendas de smartphones cresceram 20%, com 172 milhões de aparelhos vendidos. Só no último quadrimestre venderam-se 53.8 milhões de unidades, um crescimento de 41,1% em relação ao período homólogo.
As vendas de aplicações para smartphones também estão a crescer: no campo específico das notícias, o The Guardian anunciou que em apenas dois meses vendeu (isso mesmo, vendeu) 100 mil unidades, o que gerou uma receita de quase 350 mil dólares.
Com os smartphones a posicionarem-se rapidamente como primeira forma de acesso à Internet (fala-se em 2020, mas prevejo que aconteça antes), aqui ficam algumas ferramentas que permitem criar versões “mobile” de qualquer site.


JORNALISMO EM MUDANÇA

Por JC em Fev 26, 2010

Dados recentes mostram mais uma vez que o mercado da informação online e os acessos a partir de dispositivos móveis estão em crescimento. Em Portugal, as assinaturas pagas do Público OnLine subiram 150% e as do Expresso cresceram 629%. Nos Estados Unidos, o número de leitores que acede a notícias desde o seu telemóvel cresceu 500%. Tudo isto ao mesmo tempo que as vendas em banca continuam em queda.