PAGAMENTOS À MEDIDA

Por JC em Nov 6, 2009

O pagamento do acesso a conteúdos jornalísticos na Web continua em discussão. Os defensores do acesso gratuito dizem que deve ser a publicidade a pagar às empresas de comunicação: defendem queo pagamento reduz o tráfego no site, com repercussões na diminuição de receitas publicitárias num valor superior ao da eventual receita resultante das assinaturas.
Os que defendem o pagamento dos conteúdos acham que a publicidade ainda não gera receitas significativas e estão dispostos a perder visitantes na expectativa de que os assinantes compensem essas perdas.
Há ainda os que defendem o meio-termo: uma parte dos conteúdos deve ser gratuita, reservando-se o pagamento para conteúdos de valor acrescentado, como a opinião.
No meio desta polémica surgem agora três gestores de empresas de comunicação que oferecem uma solução à medida de cada editor: o Journalism Online merece uma visita.


NYT: INNOVATION PORTFOLIO

Por JC em Nov 4, 2009

O New York Times continua a trilhar novos caminhos. Esta é mais uma das muitas narrativas possíveis no novo meio, mas também uma boa forma de manter os leitores no site durante mais tempo.


REPORTAGEM MULTIMÉDIA

Por JC em Nov 4, 2009

Para os que ainda têm dúvidas, eis dez bons exemplos do tipo de trabalho que é possível fazer na Internet.
Destaco especialmente o terceiro, do El Pais: Cali, la ciudad que no duerme

Dica de Webmanário