«
»


NEW YORK TIMES DÁ UM IMPULSO AO WEBJORNALISMO

Por JC em Dez 22, 2012

O jornal New York Times publicou uma reportagem online multimédia – Snow Fall – The Avalanche at Tunnel Creek – que integra texto, fotos, vídeo e animações. O jornalista do DN que noticiou a publicação da reportagem classificou o trabalho como “surpreendente”. Os leitores do NYT também gostaram do trabalho: o comentário de Charlie Zender exemplifica bem o tom geral: “The mixture of first and third person, interviews and simulations, visual and audio, was fantastic. Now I feel like I witnessed the birth of a new form of journalism.”
A propósito do assunto, o “the Atlantic Wire” publicou um artigo intitulado “What the New York Times’s ‘Snow Fall’ Means to Online Journalism’s Future” onde se procura perceber o significado deste trabalho.
Obviamente significa muito. Não pela inovação, pois já existem muitos exemplos de reportagens multimédia noutras publicações, mas porque se trata de um jornal de referência a publicar algo que a investigação em Jornalismo defende há uma década.
A identificação de modelos económicos que viabilizem o webjornalismo passa pela exploração das suas características únicas, com destaque para as três principais: hipertextualidade, multimedialidade e interactividade. O contributo do NYT é importante porque acabará por servir de modelo para outras publicações, iniciando um processo de diferenciação e autonomização do webjornalismo. Pelo menos essa é a minha esperança!

Leave a Reply

Precisa de registar-se para adicionar um comentário.